Perdeu o prazo para adesão ao Simples Nacional? Veja o que fazer

foto : Pexels

Terminou no dia 31 de janeiro de 2025 o prazo de adesão ao Simples Nacional, regime tributário voltado as categorias de microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP).

O sistema tem apuração simplificada e menos obrigações acessórias do que outros tipos de tributação. “Geralmente, empreendimentos do Simples Nacional têm uma carga tributária menor”, diz Taynara Moraes, contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário.

As empresas que perderam o prazo de adesão ao Simples Nacional em janeiro de 2025 só poderão realizar uma nova solicitação em janeiro do ano que vem.

Até lá, o negócio deverá se enquadrar em lucro presumido ou lucro real. “O empreendedor deve realizar uma análise detalhada, com o auxílio de um especialista, tributário para escolher o regime tributário mais adequado para o seu negócio”, diz Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Contabilidade. “Cada empresa tem uma realidade diferente, e o que pode ser vantajoso para uma não será necessariamente vantajoso para outra.”

Entre os fatores que devem ser analisados estão:

  • Números financeiros da empresa, como o balanço e a lucratividade;
  • Produtos vendidos — o tipo de produto pode impactar significativamente o valor dos impostos;
  • Créditos tributários a que a empresa tem direito, como ICMS, PIS e Cofins;
  • Cálculo tributário com base nos últimos 12 meses de operação para projetar a tributação para o próximo ano.

Se você vai abrir uma nova empresa, é possível aderir ao Simples Nacional a qualquer momento do ano, desde que siga os critérios para se adequar à modalidade — confira aqui os requisitos. Os MEIs são enquadrados automaticamente no Simei ao abrirem o CNPJ.

Se você gostou deste conteúdo, considere se inscrever em nossa newsletter para receber artigos como este diretamente em sua caixa de entrada.
Publicado no Pequenas Empresas Grandes Negócios

Compartilhe

Mais Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *