PL deverá ser votado em plenário nesta terça-feira (7).
Líderes da Câmara dos Deputados decidiram levar adiante a votação do texto que taxa importações do comércio eletrônico no valor de até US$ 50
O dispositivo que acaba com a isenção foi encaixado como uma emenda no projeto de lei que cria o programa nacional Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O PL deverá ser votado em plenário nesta terça-feira (7).
A decisão de incluir o fim do benefício fiscal no texto atende o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a defender a inclusão desse trecho no projeto, publicamente, em evento na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Alguns deputados de oposição reclamaram que o “jabuti” — como esse tipo de emenda é conhecida — foi incluído pelo relator, Átila Lira (PP-MA) sem consulta prévia.
No parecer apresentado no último sábado, o relator do projeto justifica que o fim da isenção tem objetivo de evitar “desequilíbrio” em relação a indústria nacional.
No Ministério da Fazenda, a manobra é bem-vista, já que o ministro Fernando Haddad (PT) tentou acabar com esse benefício anteriormente sem sucesso.
Se você gostou deste conteúdo, considere se inscrever em nossa newsletter para receber artigos como este diretamente em sua caixa de entrada.