A Câmara dos Deputados aprovou hoje o requerimento de urgência de seis projetos, inclusive do que reduz em ao menos 10% os benefícios tributários, financeiros e de crédito em 2025 e 2026. A proposta vem na esteira da pressão por corte de gastos.

O que aconteceu

A urgência acelera a tramitação do projeto. O requerimento leva o projeto ao plenário mais rapidamente, sem a necessidade de passar por comissões específicas.

A votação foi simbólica. Ou seja, não houve registro nominal de como votaram os deputados.

Relacionadas

Redução será gradual. O projeto obriga o governo federal a reduzir gradualmente os benefícios tributários, financeiros e creditícios em, no mínimo, 10% até o fim de 2026. O texto altera a lei que estabeleceu um novo arcabouço fiscal, com o objetivo de reequilibrar receitas e despesas.

Cortes não abrangem tudo. Sob relatoria do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), o texto estabelece que os cortes não se aplicam a incentivos ou benefícios concedidos a fundos constitucionais de financiamento, entidades sem fins lucrativos, zonas de livre comércio, programas de bolsas de estudo e produtos da cesta básica.

Além da proposta, passam a tramitar em regime de urgência:

  • PL 892 de 2025 – institui um programa de sustentabilidade da indústria química para dar continuidade aos estímulos concedidos ao setor;
  • PL 4.635 de 2024 – prorroga até 31 de dezembro de 2030 os benefícios fiscais concedidos a equipamentos inteligentes;
  • PL 847 de 2025 – permite o uso das sobras anuais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para concessão de empréstimo;
  • PL 1.872 de 2025 – cria o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da União;
  • PL 3.181 de 2025 – cria 330 funções comissionadas para 33 gabinetes de ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Se você gostou deste conteúdo, considere se inscrever em nossa newsletter para receber artigos como este diretamente em sua caixa de entrada.
Publicado no Uol

Compartilhe

Mais Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *