A palavra compliance refere-se a ato de estar em conformidade com alguma coisa. Dessa forma, definimos o compliance trabalhistas como o ato de estar de acordo com as normas trabalhistas vigentes, buscando proteger os funcionários, dirigentes e colaboradores da empresa não apenas na esfera jurídica e administrativa, mas também no âmbito da ética.
A implantação do compliance trabalhista numa empresa envolve a participação dos mais diversos setores de uma empresa, como jurídico, recursos humanos, diretoria e planejamento, contribuindo para a preservação dos valores e culturas empresariais, além de melhorar sua imagem no mercado e demonstrar transparência.
Dentro do plano de complicance trabalhista são analisados diversos aspectos, tais como:
Em base, o compliance trabalhista é implementado através de algumas etapas como:
Em suma, o compliance trabalhista evita diversas situações como responsabilização por condutas ilegais, multas e processos. Além de ser uma ótima forma de monitorar situações que diversas vezes passam despercebidas, como assédios, pagamentos indevidos, sobrecarga de trabalho e comportamentos desrespeitosos.
É claro, que a sua implementação deve sempre ser assistida por um advogado, que trabalhará com a empresa de forma preventiva e, em alguns casos, dando fechamento a situações que já ocorreram, mas que ainda não foram resolvidas.
Copyright © 2019 – 2024. Ferreira & Vuono. Todos os Direitos Reservados