Uma norma do Banco Central, que entrou em vigor nessa segunda-feira (07), facilitará o uso do fluxo de pagamentos com cartões para garantir empréstimos por comerciantes.

Com essa medida tomada pelo Banco Central, todos os valores recebidos por vendas via cartões serão inscritos em câmaras registradoras que atestarão a existência e a unicidade desses recebíveis. Eles poderão ser oferecidos como garantia para obter crédito mais barato.

O Banco Central tem o entendimento de que as medidas serviram para manter o crédito crescendo, mas também tem o entendimento de que grande parte dos recursos foram para empresas grandes. Todas as medidas anunciadas hoje tem direcionamento para pequenas, médias e microempresas”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

banco-central

Credenciadoras, fintechs, fundos de investimentos e bancos tradicionais já se movimentaram para ocupar o espaço que se abre na oferta de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com o BC, a projeção é de que, com a iniciativa, a concorrência na negociação de recebíveis de cartão aumente, aumentando o nível de operações no segmento das micro e pequenas empresas.

O que deve proporcionar uma redução do spread e o aumento do volume das operações, principalmente no segmento de micro e pequenas empresas.